Ir para conteúdo
  • 0

Faturamento Acumulado - LENTO


Fernando Barreto
Ir para solução Solucionado por Rodrigo R1 ,

Pergunta

  • Alunos

Pessoal, boa tarde!
É comum ao utilizar acumulado percentual, no meu caso Faturamento Acumulado, ficar lento o relatório?
Em uma tabela simples, coloco o Cliente, Valor Faturado...até ai OK, quando eu coloco o Faturamento Acumulado, ao trocar de empresa ou até mesmo mudar um mês no filtro, ele fica rodando....por segundos até atualizar o relatório.
Em anexo, disponibilizo um arquivo exemplo. Nesta tabela tem o Ranking e % do Faturamento que cada cliente representa...mas mesmo tirando esses e até mesmo o valor faturado, ou seja, deixando apenas só o Faturamento Acumulado, fica lento!

Já deixei apenas com uma empresa na base para testar, somente registros de 2022 e mesmo assim fica lento.

Me digam se é "normal" isso.

FaturamentoAcumulado.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Boa tarde, @Fernando Barreto, tudo bem #incomparável???

Estou há alguns dias testando aqui essa sua dúvida, e percebi que essa solução/medida não é muito performática.

Vi que alguns profissionais ensinam a fazer esse cálculo de acumulado, conforme você mencionou.

A partir disso, eu criei uma medida usando tabela virtual, pra comparar a performance.

Também não ficou das melhores, mas diminuiu alguns segundos o tempo de processamento, conforme telas abaixo:

Essa tela é a performance com as suas medidas, que tiveram duração de processamento de 13,7 segundos

image.thumb.png.78b1e3958496b29dd729a455ee77b6d8.png

Abaixo a tela com as medidas que eu criei, com tempo de processamento de 8,8 segundos - melhoria de 35,7%...rsrsrs

image.thumb.png.33543ac0f210616c9d1279268eede9c6.png

Como eu disse anteriormente, ainda não seria o ideal...mas de fato não encontrei alguma outra maneira ainda mais performática.

Caso tenha encontrado alguma solução, gentileza compartilhar, amigo.

Segue PBIX com as medidas testes que fiz.

Espero que tenha ajudado.

Sucesso aí.

FaturamentoAcumulado.pbix

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, Alexandre H. Moraes disse:

@Fernando Barretovou verificar assim que chegar em casa, mas dei uma olhada por cima... Sua matriz tem muita validação para chegar em um resultado final, vou ir passo a passo nela para ver aonde está o gargalo.

Blz...agradeço! Mas a base é relativamente pequena... como falei, deixei até apenas o ano de 2022 e continuou lento. Na matriz, que na verdade é uma tabela simples, deixei apenas duas coluna (Cliente e Faturamento Acumulado) e mesmo assim fica lento. 
Com certeza o problema é na medida faturamento acumulado, pois tirando ela fica tranquilo. Mas eu precisava utilza-la...e da forma que fiz, foi o jeito que mais vi fazerem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, Rodrigo R1 disse:

Boa tarde, @Fernando Barreto, tudo bem #incomparável???

Estou há alguns dias testando aqui essa sua dúvida, e percebi que essa solução/medida não é muito performática.

Vi que alguns profissionais ensinam a fazer esse cálculo de acumulado, conforme você mencionou.

A partir disso, eu criei uma medida usando tabela virtual, pra comparar a performance.

Também não ficou das melhores, mas diminuiu alguns segundos o tempo de processamento, conforme telas abaixo:

Essa tela é a performance com as suas medidas, que tiveram duração de processamento de 13,7 segundos

image.thumb.png.78b1e3958496b29dd729a455ee77b6d8.png

Abaixo a tela com as medidas que eu criei, com tempo de processamento de 8,8 segundos - melhoria de 35,7%...rsrsrs

image.thumb.png.33543ac0f210616c9d1279268eede9c6.png

Como eu disse anteriormente, ainda não seria o ideal...mas de fato não encontrei alguma outra maneira ainda mais performática.

Caso tenha encontrado alguma solução, gentileza compartilhar, amigo.

Segue PBIX com as medidas testes que fiz.

Espero que tenha ajudado.

Sucesso aí.

FaturamentoAcumulado.pbix 1 MB · 0 downloads

@Rodrigo R1, boa tarde!
Eu acabei resolvendo com a medida que o Gerson passou na imersão! Ficou muito mais rapido... agora sim, operacional! 

Obrigado mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 01/06/2022 em 15:45, Fernando Barreto disse:

@Rodrigo R1, boa tarde!
Eu acabei resolvendo com a medida que o Gerson passou na imersão! Ficou muito mais rapido... agora sim, operacional! 

Obrigado mesmo!

Fala Fernando, tudo bem?
estou passando a mesma situação, estou fazendo um agrupamento em acumulado, e continua muito lento, tente as dicas da galera e não consegui, poderia se possível informar como conseguiu?

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

 

Prezados 

 

Trocando ideia com o @Rodrigo R1  fizemos um teste com acumulado de ranking e ficou performatico conforme pode ver o print abaixo. Primeiramente o calculo fica lento pois ao utilizar o RANKX tera que realizar todas as interações de clientes e depois realiar o acumulado interando novamente todos os clientes dentro da Filter, sendo assim a forma de ficar masi rapido eh criar uma coluna calculada na propria dimensao de clientes com o ranking e realziar o acumulo por esta coluna

 

image.png.a379954fe6408851a679896f2d76a687.png

FaturamentoAcumulado.pbix

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...