Ir para conteúdo
  • 0

Como criar um funil com taxas de conversão?

penelope.vitoria

Pergunta

• Membros
Bom dia, pessoal.

Estou criando um funil de vendas (números fictícios) para medir as taxas de conversão de cada etapa.

Logo, se eu seleciono um data range (ex:. fevereiro), o Lead tem ter sido criado em Fevereiro, agendado em fevereiro, qualificado, vendido e etc. Tudo em Fevereiro. Daí eu criei uma fórmula para cada uma das etapas.

Todas as fórmulas seguem esse padrão aqui:

Agendamento =

var tipo= FIRSTNONBLANK(Filtro_Safra_Criacao[Data],1)
RETURN
IF(
tipo="Criação",
CALCULATE(
SUM(LeadTime_corre[Agendado]),USERELATIONSHIP(Filtro_Tipo_Data[Date],LeadTime_corre[dataLeadAgendado])),
IF(
tipo="Safra",
CALCULATE(
SUM(LeadTime_corre[Agendado]),USERELATIONSHIP(Filtro_Tipo_Data[Date],LeadTime_corre[dataCriacaoNegocio])),
CALCULATE(SUM(LeadTime_corre[Agendado]),USERELATIONSHIP(Filtro_Tipo_Data[Date],LeadTime_corre[dataLeadAgendado])
)))

O problema desse código é que quando eu quero por "safra", que é o nome que usamos para funil com taxa de conversão, ele puxa por data pela primeira data. Muitos tem a primeira data (data de entrada do Lead), mas não tem todas as etapas passadas. Aí logicamente as taxas de algumas etapas não fazem sentido, porque o Lead não passou pela anterior. Queria saber como eu poderia adicionar um filtro aí nesse código DAX ou tentar resolver isso por Power Query. Já tentei por variável e não funcionou. 

Alguém poderia ajudar? Grata.

Editado por penelope.vitoria
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0
  • Membros
2 horas atrás, penelope.vitoria disse:
Bom dia, pessoal.

Estou criando um funil de vendas (números fictícios) para medir as taxas de conversão de cada etapa.

Logo, se eu seleciono um data range (ex:. fevereiro), o Lead tem ter sido criado em Fevereiro, agendado em fevereiro, qualificado, vendido e etc. Tudo em Fevereiro. Daí eu criei uma fórmula para cada uma das etapas.

Todas as fórmulas seguem esse padrão aqui:

Agendamento =

var tipo= FIRSTNONBLANK(Filtro_Safra_Criacao[Data],1)
RETURN
IF(
tipo="Criação",
CALCULATE(
SUM(LeadTime_corre[Agendado]),USERELATIONSHIP(Filtro_Tipo_Data[Date],LeadTime_corre[dataLeadAgendado])),
IF(
tipo="Safra",
CALCULATE(
SUM(LeadTime_corre[Agendado]),USERELATIONSHIP(Filtro_Tipo_Data[Date],LeadTime_corre[dataCriacaoNegocio])),
CALCULATE(SUM(LeadTime_corre[Agendado]),USERELATIONSHIP(Filtro_Tipo_Data[Date],LeadTime_corre[dataLeadAgendado])
)))

O problema desse código é que quando eu quero por "safra", que é o nome que usamos para funil com taxa de conversão, ele puxa por data pela primeira data. Muitos tem a primeira data (data de entrada do Lead), mas não tem todas as etapas passadas. Aí logicamente as taxas de algumas etapas não fazem sentido, porque o Lead não passou pela anterior. Queria saber como eu poderia adicionar um filtro aí nesse código DAX ou tentar resolver isso por Power Query. Já tentei por variável e não funcionou. 

Alguém poderia ajudar? Grata.

Olá, boa tarde!

Consegue adicionar o arquivo de exemplo para que eu possar fazer uma análise mais profunda?

Link para o comentário

• 0
  • Membros
4 horas atrás, penelope.vitoria disse:

Eu olhei o seu arquivo mas voltei para entender o conceito do que você queria mas acabei nao entendendo.

Eu entendi a parte de que as conversões ficam erradas pq o lead não passa por todas as etapas é isso?

Mas porque que as outras datas não são preenchidas?

Nesse caso que você deseja fazer com essas datas que não são preenchidas?

Link para o comentário

• 0
  • Membros

Oi @paulocesarmlf. Primeiramente obrigada pela atenção e disponibilidade. 

"Eu entendi a parte de que as conversões ficam erradas pq o lead não passa por todas as etapas é isso?"

Os números das etapas estão inflados no funil que chamamos de "Safra" (no nosso conceito esse funil apresenta apenas os Leads que passaram, em ordem, por todas as etapas ali selecionadas) porque usamos como data para puxar "Safra" a data criação do negócio. Isso funcionaria bem se eles seguissem o processo. 

Não temos registros de algumas datas anteriores porque o vendedor cria negócio direto em etapas como qualificação, negociação. Não segue processo. Aí sobra pra gente encontrar formas de resolver.

Por isso agendamento tem muito mais do que deveria ter. Por isso qualificação, negociação e etc, possuem muitos mais registros do que deveria haver em um funil de "safra", um funil com dependência. Porque negócios foram criados diretamente nessas etapas. Isso foge do conceito. Eu preciso criar um mecanismo ou editar meus códigos de forma que APENAS Leads que passaram por todas as etapas sejam contemplados no funil.

Nossa etapas são: 

1. Negócio Criado
2. Agendamento
3. Qualificação
4. Negociação
5. Negócio Fechado
6. Cliente.

Ficou claro agora?

Link para o comentário

• 0
  • Membros
1 hora atrás, penelope.vitoria disse:

"Eu entendi a parte de que as conversões ficam erradas pq o lead não passa por todas as etapas é isso?"

Os números das etapas estão inflados no funil que chamamos de "Safra" (no nosso conceito esse funil apresenta apenas os Leads que passaram, em ordem, por todas as etapas ali selecionadas) porque usamos como data para puxar "Safra" a data criação do negócio. Isso funcionaria bem se eles seguissem o processo. 

Não temos registros de algumas datas anteriores porque o vendedor cria negócio direto em etapas como qualificação, negociação. Não segue processo. Aí sobra pra gente encontrar formas de resolver.

Por isso agendamento tem muito mais do que deveria ter. Por isso qualificação, negociação e etc, possuem muitos mais registros do que deveria haver em um funil de "safra", um funil com dependência. Porque negócios foram criados diretamente nessas etapas. Isso foge do conceito. Eu preciso criar um mecanismo ou editar meus códigos de forma que APENAS Leads que passaram por todas as etapas sejam contemplados no funil.

Nossa etapas são: 

1. Negócio Criado
2. Agendamento
3. Qualificação
4. Negociação
5. Negócio Fechado
6. Cliente.

Ficou claro agora?

Boa Tarde!

@penelope.vitoria

Eu não tenho o arquivo xlsx  para testar então não sei se vai funcionar , mas pensei em pegar a sua tabela Leadtime ir no power query transformar as colunas em linhas ,
e dai iria ter 3 colunas pk_idnegocio , Funil do lead , e a data de criação de cada etapa a partir disso e filtraria os leads que a etapa de criação e vazia , pois pelo que entendi so iriamos considerar aqueles que passaram por todos os fuinis , certo?

Criaria uma dimensão  das etapas relacionaria com essa fato e depois faria medidas contando quantos leads tenho em cada etapa.

Link para o comentário

• 0
  • Membros
5 horas atrás, penelope.vitoria disse:

Nossa etapas são: 

1. Negócio Criado
2. Agendamento
3. Qualificação
4. Negociação
5. Negócio Fechado
6. Cliente.

Ficou claro agora?

Vitoria, eu ia fazer um teste porque na verdade o seu problema é na parte de ETL e não de DAX.

Eu precisaria da planilha para resolver com total certeza, mas posso te dar uma ideia aqui do que fazer.

1. Monta colunas condicionais novas no power query para preencher aquilo que não preenchido.
ex:
faz a condição indo de trás pra frente teste se cliente for = 1 ou se negocio fechado = 1 ou se negociação = 1 ou se qualificação = 1 ou se agendamento = 1 THEN Negocio fechado = 1 (isso funciona pq se o cliente foi fechado é obvio que ele tem que ter passado pelas outras etapas. Então a lógica é sempre pegar as etapas a frente daquela coluna nova que você ta fazendo)

Isso tu estaria montando a nova coluna de Negocio Criado, depois monta a nova coluna de agendamento fazendo a condição só para as etapas que estão na frente dela

Quando terminar de fazer todas apaga as colunas antigas (menos a de cliente), renomeia essas colunas que você fez para ficar com o nome das antigas e carrega pro modelo :)

Editado por paulocesarmlf
Link para o comentário

• 0
  • Membros
11 horas atrás, paulocesarmlf disse:

Vitoria, eu ia fazer um teste porque na verdade o seu problema é na parte de ETL e não de DAX.

Eu precisaria da planilha para resolver com total certeza, mas posso te dar uma ideia aqui do que fazer.

1. Monta colunas condicionais novas no power query para preencher aquilo que não preenchido.
ex:
faz a condição indo de trás pra frente teste se cliente for = 1 ou se negocio fechado = 1 ou se negociação = 1 ou se qualificação = 1 ou se agendamento = 1 THEN Negocio fechado = 1 (isso funciona pq se o cliente foi fechado é obvio que ele tem que ter passado pelas outras etapas. Então a lógica é sempre pegar as etapas a frente daquela coluna nova que você ta fazendo)

Isso tu estaria montando a nova coluna de Negocio Criado, depois monta a nova coluna de agendamento fazendo a condição só para as etapas que estão na frente dela

Quando terminar de fazer todas apaga as colunas antigas (menos a de cliente), renomeia essas colunas que você fez para ficar com o nome das antigas e carrega pro modelo 🙂

Oi @paulocesarmlf. Obrigada novamente pela resposta!

Sobre a solução: eu já havia na solução citada, o problema é que não só do Negócio Fechado que eu preciso do número correto, eu preciso de todas as etapas. Dessa forma, eu teria que criar dependências múltiplas, e não apenas da última etapa (negócio fechado). 

Teria que ser: 

Agendado depende de Negócio Criado. 
Qualificação depende de Agendado e Negócio Criado. 
Negociação depende de Qualificação, Agendado e Negócio Criado.

E assim por diante. O problema é que não dá para criar condições "E" nas colunas condicionais. Ele só aceitaria a dependência de uma única etapa. Logo, não funcionaria. Eu acho que é possível solucionar isso por M ou DAX, mas não estou conseguindo acertar no código de nenhuma das duas. 

Editado por penelope.vitoria
Link para o comentário

• 0
  • Membros
16 horas atrás, Joao Barbosa disse:

Boa Tarde!

@penelope.vitoria

Eu não tenho o arquivo xlsx  para testar então não sei se vai funcionar , mas pensei em pegar a sua tabela Leadtime ir no power query transformar as colunas em linhas ,
e dai iria ter 3 colunas pk_idnegocio , Funil do lead , e a data de criação de cada etapa a partir disso e filtraria os leads que a etapa de criação e vazia , pois pelo que entendi so iriamos considerar aqueles que passaram por todos os fuinis , certo?

Criaria uma dimensão  das etapas relacionaria com essa fato e depois faria medidas contando quantos leads tenho em cada etapa.

Para usar o arquivo .xlsx, você poder entrar na tabela do PBI, clicar com o botão direito, "copiar tabela" e colar no excel. É bem leve, inclusive. 

Hoje já temos um mecanismo para saber se a etapa é vazia, que uma função IF dentro das colunas. Ele valida se a data estiver em branco e coloca 0. 

O grande problema que não estou conseguindo resolver é isso aqui: 

Eu preciso de todas as etapas dependendo das suas anteriores. Dessa forma, eu teria que criar dependências múltiplas. 

Teria que ser: 

Agendado depende de Negócio Criado. 
Qualificação depende de Agendado e Negócio Criado. 
Negociação depende de Qualificação, Agendado e Negócio Criado.

E assim por diante. O problema é que não dá para criar condições "E" nas colunas condicionais. Ele só aceitaria a dependência de uma única etapa. Logo, não funcionaria. Eu acho que é possível solucionar isso por M ou DAX, mas não estou conseguindo acertar no código de nenhuma das duas. 

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...