Ir para conteúdo
  • 0

identificar quantos e quais produtos distintos foram vendidos a mais ou a menos comparando o ano atual com ano anterior?


Adriana Dias
Ir para solução Solucionado por paulocesarmlf ,

Pergunta

  • Alunos

Bom dia pessoal, preciso ajuda, não consigo identificar como fazer isso: estou com dúvida para criar uma medida que mostra  quantos e quais os produtos distintos foram vendidos a mais ou a menos comparando o ano atual com ano anterior? A medida dos produtos distintos de cada ano consegui fazer.
Qtd Produtos Distintos = CALCULATE(DISTINCTCOUNT(fat_venda[id_produto]), ALLSELECTED(dim_produto))
eu preciso identificar na diferença de um ano para outro, quais são os produtos.


Tomando por referência a imagem 2179 produtos - 2084 produtos = 95 produtos foram vendidos a mais no ano 2021 em relação a 2020 ( então como identificar quais são esses 95 produtos?)

image.png.c762e2b35486f41667a5f9f896f98890.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

@Adriana Dias como conversado com você no Linkedln não necessariamente a subtração das quantidades é a quantidade de produtos distintos que não foram comprados.

A melhor solução que encontrei para o seu problema é a seguinte:

1. Monte uma medida

 

CONTAGEM PRODUTOS DISTINTOS =
var VProdutosAtuais = VALUES(fat_venda[id_produto]) --tabela do contexto atual
 
var vProdutosPY =
CALCULATETABLE(
VALUES(fat_venda[id_produto]),
PREVIOUSYEAR(Calendario[Date])) --tabela do ano anterior
 
var vInterseccao= EXCEPT(vProdutosAtuais,vProdutosPY)
 
return
CALCULATE(
COUNTROWS(vInterseccao),
NOT(ISBLANK(dim_produto[id_produto])))

 

2. Coloque os ID de produtos em uma tabela e jogue a medida como filtro de visual (em filtros avançado coloque que essa medida é 1)

image.thumb.png.f685494b2275fcb788adf92f0f4e1555.png

Nessa tabela aparece os 593 produtos que foram comprados em 2021 que não foram comprados em 2020.


Se essa solução resolve o seu problema, por favor marcar a minha resposta como correta :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
5 minutos atrás, Adriana Dias disse:

Bom dia pessoal, preciso ajuda, não consigo identificar como fazer isso: estou com dúvida para criar uma medida que mostra  quantos e quais os produtos distintos foram vendidos a mais ou a menos comparando o ano atual com ano anterior? A medida dos produtos distintos de cada ano consegui fazer.
Qtd Produtos Distintos = CALCULATE(DISTINCTCOUNT(fat_venda[id_produto]), ALLSELECTED(dim_produto))
eu preciso identificar na diferença de um ano para outro, quais são os produtos.


Tomando por referência a imagem 2179 produtos - 2084 produtos = 95 produtos foram vendidos a mais no ano 2021 em relação a 2020 ( então como identificar quais são esses 95 produtos?)

image.png.c762e2b35486f41667a5f9f896f98890.png

Consegue anexar o pbix de exemplo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 11/04/2022 em 20:01, paulocesarmlf disse:

@Adriana Dias como conversado com você no Linkedln não necessariamente a subtração das quantidades é a quantidade de produtos distintos que não foram comprados.

A melhor solução que encontrei para o seu problema é a seguinte:

1. Monte uma medida

 

CONTAGEM PRODUTOS DISTINTOS =
var VProdutosAtuais = VALUES(fat_venda[id_produto]) --tabela do contexto atual
 
var vProdutosPY =
CALCULATETABLE(
VALUES(fat_venda[id_produto]),
PREVIOUSYEAR(Calendario[Date])) --tabela do ano anterior
 
var vInterseccao= EXCEPT(vProdutosAtuais,vProdutosPY)
 
return
CALCULATE(
COUNTROWS(vInterseccao),
NOT(ISBLANK(dim_produto[id_produto])))

 

2. Coloque os ID de produtos em uma tabela e jogue a medida como filtro de visual (em filtros avançado coloque que essa medida é 1)

image.thumb.png.f685494b2275fcb788adf92f0f4e1555.png

Nessa tabela aparece os 593 produtos que foram comprados em 2021 que não foram comprados em 2020.


Se essa solução resolve o seu problema, por favor marcar a minha resposta como correta 🙂

oi @paulocesarmlf a solução foi de acordo, entendi que a medida em comparação com ano anterior, traz resultados diferentes. 

Agora, só mais um detalhe, se eu quiser localizar os produtos comprados em 2020 que não foram comprados em 2021? qual alteração na fórmula?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
33 minutos atrás, Adriana Dias disse:

oi @paulocesarmlf a solução foi de acordo, entendi que a medida em comparação com ano anterior, traz resultados diferentes. 

Agora, só mais um detalhe, se eu quiser localizar os produtos comprados em 2020 que não foram comprados em 2021? qual alteração na fórmula?

Que bom Adriana!

Você consegue marcar a minha resposta como correta para caso alguém precise resolver algo parecido?

Respondendo sua outra duvida, basta você inverter a ordem la na variavel vInterseccao

ficaria EXCEPT(vProdutosPY,vProdutosAtual) nesse caso iria mostrar o que foi vendido em 2020 que não foi vendido em 2021 :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...