Ir para conteúdo
  • 0

Tradução de Textos de Colunas


Jean Barros
Ir para solução Solucionado por Alesson Soares ,

Pergunta

  • Alunos

Olá pessoal, tudo bem?

Procurei aqui no fórum e na internet quase toda sobre esta dúvida, mas sem sucesso. Caso exista um tópico deste aqui que eu não tenha visto, favor só me passar o link que excluo este tópico.

Tenho 2 bases de dados que contem os campos Estado e Cidade em cada uma delas, com resultados e métricas diferentes aplicadas a cada. São 2 fato. Porém, uma delas, exportada do GA, esta com os dados em Inglês. Logo, diversas linhas de estados e cidades estão diferentes pois não tem acentuação.

Minha ideia é traduzir os dados, linha a linha (base tem 80K linhas), das colunas da base do GA em inglês para português para poder criar uma List.Distinct dos Estados e Cidades e as bases poderem se comunicar com os resultados de cada uma no modelo de dados.

Sabem alguma forma de fazer tradução de colunas dentro do G.A?

No momento estou usando a fórmula =GOOGLETRANSLATE(E753; "en"; "pt")   lá no google planilhas. E algo mto estranho acontece no google planilhas pq não esta preenchendo para baixo essa fórmula em todas as linhas. Tendo que ser feita copia manual em cada uma.

Desde já grato se alguém souber alguma forma para resolve estes pontos.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução

Olá @Jean Barros, vi um post parecido aqui na comunidade e não sei se aplica a sua situação, mas remover os acentos das palavras não funciona pra você? Assim você conseguiria encontrar valores únicos de forma mais fácil.

Veja essa função em anexo.

 

 

Remover_Acentos.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos

Olá @Jean Barros!

Não sei se já tentou essa opção, nem se ela vai servir para este caso, mas normalmente quando queremos fazer esse tipo de ação usamos a opção do Power Query de alterar o tipo pela localidade, geralmente é usado para datas e funciona bem.

Tenta aí para ver, caso não funcione, recomendo colocar uma amostra de como vem os seus dados, para a galera entender melhor e conseguir ajudar com mais assertividade.

image.png.33cc83c458e561c1a911f2dcd16d3509.png

image.png.5eb475b8a39831898f132f0989fa5fb8.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

 

Oi Michele, primeiramente obrigado pela tentativa de ajudar. Tentei o que sugeriu e infelizmente não funcionou. Acredito que agora com prints das bases que estou trabalhando fique mais clara a situação.

 

Na base 1, tenho Estado e Cidade em português, todas as palavras com acentos.

image.png.d7fd9bcfd7067b2796c29789ba4449ff.png

Na base 2, todos os Estados e Cidades sem acentuação escritos em inglês.

image.png.4cdef4372ffea1a20d1a48fd512e1947.png

Esta 3º imagem, é uma tabela que criei com as 2 bases conectadas. Como umas palavras tem acento e outras não, a ferramenta não identifica como sendo o mesmo Estado.

image.png.aaed5d2be11defd8897b1e4bf1930c29.png

 

Modelo de dados. Fiz um dEstado usando = List.Distinct (Base 1[Region] & Base 2 [Estado]) e mandei Remover Duplicadas. Daí como umas palavras tem acento e outras não, o sistema não reconhece com sendo o mesmo Estado.

image.thumb.png.244e4703c5a8e96fc8d50663331444bb.png

Ok, Estados no BR são apenas 26, daria para mandar fazer a substituição 1 a 1 pelos com acentuação. Mas a tabela tem cidades tb, e daí são mais de 5k cidades diferentes.

Agora ficou mais claro neh, na próxima já irei colocar as imagens pra ficar mais claro.

Desde já grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Oi @Michele e @Alesson Soares. Tudo bem?

Com base no no código que o Alesson passou pesquisei mais sobre funções de remoção de acentos e achei este tópico no fórum.

Lá achei o código e fiz o ajuste proposto e deu certo. Consegui remover os acentos das colunas de Estado e Cidade.

O código tinha erro de duplicatas, fiz o ajuste e vou enviar aqui para quem tiver a mesma situação no futuro.

Muito obrigado pela ajuda.

Grande abraço.

Remover_Acentos_Ajustado.txt

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...