Estou desenvolvendo um BI de Margem Bruta no trabalho e estou com dúvida quanto a melhor Modelagem de Dados a seguir para conseguir chegar no resultado esperado abaixo (pensando no modelo star schema).
A dinâmica que o usuário cria no final é como se fosse uma "DRE", porém os valores de "ROB", "DEV," "ROB-DEV" no excel dele estão em formato de colunas, e não em linhas com uma "Máscara de DRE" sendo utilizada por trás como conhecemos fazer..
Painel atual:
O keyuser, trabalhando no excel com o conceito de "célula", ele pegou o principal relatório que antes tinha os valores de ROB, DEV, ROB-DEV, IMPOSTOS, REBATE, DESCONTOS COMERCIAIS em formato de linhas, e transformou as linhas em colunas (pela coluna "Modalidade"), para reduzir o número de linhas e otimizar a dinâmica dele..
Porém ele tem 3 ou 4 relatórios que ele exporta do SAP e Salesforce com estruturas e nomes de colunas diferentes, e acaba tratando os dados desses relatórios para deixar no mesmo formato que o relatório principal: com os valores ROB, DEV, ROB-DEV, IMPOSTOS, REBATE, tudo em colunas..
Depois de deixar as bases no mesmo formato, ele empilha todas elas para consolidar, e difere o que seria as tabelas "Fatos" pela coluna "Tipo": Orçamento, Realizado 2022, Carteira, Oportunidade..
A minha dúvida é: pensando no painel que tenho que criar ao final, é melhor eu deixar esses valores das tabelas fatos que vão na dinâmica (ROB, DEV, ROB-DEV, etc) em formato de linhas ou colunas?
Pensei em como ficaria as medidas nos dois formatos de modelagem:
1) Se ficar em formato de linhas, vou ter que ter uma medida para calcular o "ROB" de cada tabela fato. Por exemplo:
ROB Carteira = CALCULATE(SUM(fCarteira[Valor ROB], dMolidade[Modalidade] = "ROB")
ROB Oportunidade = CALCULATE(SUM(fOportunidade[Valor ROB], dMolidade[Modalidade] = "ROB")
ROB Realizado = CALCULATE(SUM(fRealizado[Valor ROB], dMolidade[Modalidade] = "ROB")
DEV Carteira = CALCULATE(SUM(fCarteira[DEV], dMolidade[Modalidade] = "DEV")
E depois para ter o "ROB TOTAL", que somaria as medidas: [ROB CARTEIRA] + [ROB REALIZADO] + [ROB OPORTUNIDADE]..
2) Se ficasse em formato de colunas, não precisaria filtrar a "Modalidade", pois vai estar em formato de coluna.. Mas dessa forma não conseguiria criar o painel no "formato DRE"...
Me desculpem se prolonguei muito e não consegui explicar direito a dúvida.. é mais para entender qual a modelagem correta eu devo seguir.. Classifiquei o grau de dificuldade desse BI como alto, e sendo o processo de ETL/Modelagem uma das etapas mais importantes, vim pedir ajuda para não começar fazendo errado.. rsrs
Se precisarem de mais alguma informação ou quiserem bater um papo, estou a disposição!
Pergunta
andreteixeira
Boa noite pessoal, tudo bem?
Estou desenvolvendo um BI de Margem Bruta no trabalho e estou com dúvida quanto a melhor Modelagem de Dados a seguir para conseguir chegar no resultado esperado abaixo (pensando no modelo star schema).
A dinâmica que o usuário cria no final é como se fosse uma "DRE", porém os valores de "ROB", "DEV," "ROB-DEV" no excel dele estão em formato de colunas, e não em linhas com uma "Máscara de DRE" sendo utilizada por trás como conhecemos fazer..
Painel atual:
O keyuser, trabalhando no excel com o conceito de "célula", ele pegou o principal relatório que antes tinha os valores de ROB, DEV, ROB-DEV, IMPOSTOS, REBATE, DESCONTOS COMERCIAIS em formato de linhas, e transformou as linhas em colunas (pela coluna "Modalidade"), para reduzir o número de linhas e otimizar a dinâmica dele..
Porém ele tem 3 ou 4 relatórios que ele exporta do SAP e Salesforce com estruturas e nomes de colunas diferentes, e acaba tratando os dados desses relatórios para deixar no mesmo formato que o relatório principal: com os valores ROB, DEV, ROB-DEV, IMPOSTOS, REBATE, tudo em colunas..
Depois de deixar as bases no mesmo formato, ele empilha todas elas para consolidar, e difere o que seria as tabelas "Fatos" pela coluna "Tipo": Orçamento, Realizado 2022, Carteira, Oportunidade..
A minha dúvida é: pensando no painel que tenho que criar ao final, é melhor eu deixar esses valores das tabelas fatos que vão na dinâmica (ROB, DEV, ROB-DEV, etc) em formato de linhas ou colunas?
Pensei em como ficaria as medidas nos dois formatos de modelagem:
1) Se ficar em formato de linhas, vou ter que ter uma medida para calcular o "ROB" de cada tabela fato. Por exemplo:
ROB Carteira = CALCULATE(SUM(fCarteira[Valor ROB], dMolidade[Modalidade] = "ROB")
ROB Oportunidade = CALCULATE(SUM(fOportunidade[Valor ROB], dMolidade[Modalidade] = "ROB")
ROB Realizado = CALCULATE(SUM(fRealizado[Valor ROB], dMolidade[Modalidade] = "ROB")
DEV Carteira = CALCULATE(SUM(fCarteira[DEV], dMolidade[Modalidade] = "DEV")
E depois para ter o "ROB TOTAL", que somaria as medidas: [ROB CARTEIRA] + [ROB REALIZADO] + [ROB OPORTUNIDADE]..
2) Se ficasse em formato de colunas, não precisaria filtrar a "Modalidade", pois vai estar em formato de coluna.. Mas dessa forma não conseguiria criar o painel no "formato DRE"...
Me desculpem se prolonguei muito e não consegui explicar direito a dúvida.. é mais para entender qual a modelagem correta eu devo seguir.. Classifiquei o grau de dificuldade desse BI como alto, e sendo o processo de ETL/Modelagem uma das etapas mais importantes, vim pedir ajuda para não começar fazendo errado.. rsrs
Se precisarem de mais alguma informação ou quiserem bater um papo, estou a disposição!
Muito obrigado!
Att
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