Ir para conteúdo
  • 0

Dúvida referente a qual modelagem é a mais aconselhável a seguir


andreteixeira
Ir para solução Solucionado por RodrigoSan ,

Pergunta

  • Alunos

Boa noite pessoal, tudo bem?

Estou desenvolvendo um BI de Margem Bruta no trabalho e estou com dúvida quanto a melhor Modelagem de Dados a seguir para conseguir chegar no resultado esperado abaixo (pensando no modelo star schema).
A dinâmica que o usuário cria no final é como se fosse uma "DRE", porém os valores de "ROB", "DEV," "ROB-DEV" no excel dele estão em formato de colunas, e não em linhas com uma "Máscara de DRE" sendo utilizada por trás como conhecemos fazer..

Painel atual:

image.thumb.png.c9e396f896562072b7721705f7ee79da.png

O keyuser, trabalhando no excel com o conceito de "célula", ele pegou o principal relatório que antes tinha os valores de ROB, DEV, ROB-DEV, IMPOSTOS, REBATE, DESCONTOS COMERCIAIS em formato de linhas, e transformou as linhas em colunas (pela coluna "Modalidade"), para reduzir o número de linhas e otimizar a dinâmica dele..

image.thumb.png.040ef363b40570f264803782f0a39fb5.png

 

Porém ele tem 3 ou 4 relatórios que ele exporta do SAP e Salesforce com estruturas e nomes de colunas diferentes, e acaba tratando os dados desses relatórios para deixar no mesmo formato que o relatório principal: com os valores ROB, DEV, ROB-DEV, IMPOSTOS, REBATE, tudo em colunas.. 

Depois de deixar as bases no mesmo formato, ele empilha todas elas para consolidar, e difere o que seria as tabelas "Fatos" pela coluna "Tipo": Orçamento, Realizado 2022, Carteira, Oportunidade..

image.png.8be4ffdf954adf96a8b490a493718484.png

A minha dúvida é: pensando no painel que tenho que criar ao final, é melhor eu deixar esses valores das tabelas fatos que vão na dinâmica (ROB, DEV, ROB-DEV, etc) em formato de linhas ou colunas?

Pensei em como ficaria as medidas nos dois formatos de modelagem:

1) Se ficar em formato de linhas, vou ter que ter uma medida para calcular o "ROB" de cada tabela fato. Por exemplo:

ROB Carteira = CALCULATE(SUM(fCarteira[Valor ROB], dMolidade[Modalidade] = "ROB")
ROB Oportunidade = CALCULATE(SUM(fOportunidade[Valor ROB], dMolidade[Modalidade] = "ROB")
ROB Realizado = CALCULATE(SUM(fRealizado[Valor ROB], dMolidade[Modalidade] = "ROB")

DEV Carteira = CALCULATE(SUM(fCarteira[DEV], dMolidade[Modalidade] = "DEV")

E depois para ter o "ROB TOTAL", que somaria as medidas: [ROB CARTEIRA] + [ROB REALIZADO] + [ROB OPORTUNIDADE]..

2) Se ficasse em formato de colunas, não precisaria filtrar a "Modalidade", pois vai estar em formato de coluna.. Mas dessa forma não conseguiria criar o painel no "formato DRE"...

Me desculpem se prolonguei muito e não consegui explicar direito a dúvida.. é mais para entender qual a modelagem correta eu devo seguir.. Classifiquei o grau de dificuldade desse BI como alto, e sendo o processo de ETL/Modelagem uma das etapas mais importantes, vim pedir ajuda para não começar fazendo errado.. rsrs

Se precisarem de mais alguma informação ou quiserem bater um papo, estou a disposição!

Muito obrigado!
Att

image.png

Editado por andreteixeira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
18 horas atrás, RodrigoSan disse:

Olha @andreteixeira, olhando o relatórios original me parece que teria que ter essa dimensão "Modalidade".
Mas estou inferindo com base nas imagens, o modelo de dados pode sugerir que não, é relativo aos dados.

Teria que analisar mais criteriosamente.

Fala Rodrigo, blz?

Estou na fase de levantamento de requisitos com o usuário e ainda não tenho nada construído para poder compartilhar com você..

Mas consegui ter mais clareza com sua ajuda..

Vou seguir nessa linha de raciocínio que alinhamos, com a tabela "dModalidade" e as fatos em formato de linhas.. depois compartilho com você o resultado se deu certo ou não, pode ser?

Obrigado pela ajuda mais uma vez! 😀

Abs,

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
12 horas atrás, RodrigoSan disse:

Olá @andreteixeira, tudo bem contigo?

Na minha humilde opinião eu seguiria exatamente como você descreveu.

No formato de linhas e pensando no futuro dos dados, pois, caso surjam novas colunas,
você vai precisar tratar isso no Power Query sempre.

Oi Rodrigo, tudo bem e com você?

Legal, muito obrigado pela ajuda!

E no caso de seguir no formato de linhas.. Teria então que ter uma tabela Dimensão "Modalidade" que ligue em todas as minhasfatos (Carteira, Oportunidade, Vendas, etc..).. E depois pensando no resumo parecido com uma DRE, o arquivo que vou construir a máscara com a ordenação, relaciona com a dimensão Modalidade.. seria mais ou menos essa a lógica?

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...