Ir para conteúdo
  • 0

Dúvida na utilização da função LASTNONBLANK


Leduan
Ir para solução Solucionado por Bruno Abdalla de Souza ,

Pergunta

  • Alunos

Pessoal, bom dia!

Estou com uma dúvida na utilização da função LASTNONBLANK e gostaria de uma ajuda, por favor.

Na medida que eu fiz, funciona para a maioria das linhas e para algumas linhas especificas onde o período = 1 o valor fica incorreto. Não estou sabendo identificar o que há de errado na medida.

Vou anexar dois prints. Um print da medida e outro print do resultado (os valores destacados são os errados).

Obrigado.

medida.png

resultado.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Não sei se entendi bem, mas veja se é isso, por favor, @Leduan.

.Preenche período = 
    VAR vPERIOD = MAX(DISCIPLINAS[CODPERIODO])
    VAR vGREQUIV = MAX(DISCIPLINAS[GREQUIV])
RETURN
    IF(
        ISBLANK(vGREQUIV),
        vPERIOD,
        CALCULATE(
            MAX(DISCIPLINAS[CODPERIODO]),
            FILTER(
                ALL(Disciplinas),
                Disciplinas[GREQUIV] = vGREQUIV
            )
        )
    )

 

ExLASTNONBLANK.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, Leduan disse:

Pessoal, bom dia!

Estou com uma dúvida na utilização da função LASTNONBLANK e gostaria de uma ajuda, por favor.

Na medida que eu fiz, funciona para a maioria das linhas e para algumas linhas especificas onde o período = 1 o valor fica incorreto. Não estou sabendo identificar o que há de errado na medida.

Vou anexar dois prints. Um print da medida e outro print do resultado (os valores destacados são os errados).

Obrigado.

medida.png

resultado.png

Consegue mandar um pbix de exemplo?

Eu acredito que as que estão dando errado é por causa do MAX, mas só consigo avaliar melhor se eu tiver um material para testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
56 minutos atrás, Leduan disse:

Boa tarde Paulo!

Agradeço sua ajuda.

Segue um pbix como exemplo.

Ex LASTNONBLANK.pbix 38 kB · 0 downloads

Boa Tarde!

@Leduan poderia dar mais detalhes de qual resultado pretende obter pq na sua medida olha o que esta sendo calculado:

Na medida abaixo vc esta filtrando toda a tabela disciplina e pegando os valores onde grequiv são iguais e dessa nova tabela pegando o valor máximo 

.Preenche período =
CALCULATE (
LASTNONBLANK (DISCIPLINAS[CODPERIODO],MAX(Disciplinas[CODPERIODO])),
FILTER(
ALL (DISCIPLINAS),
DISCIPLINAS[GREQUIV] = MAX(DISCIPLINAS[GREQUIV])  215201705_Capturadetela2022-04-01144917.thumb.png.a4fcb66143c274ac14104789ef15160b.png
 
 
Na tabela e possível ver que as disciplinas que estão erradas é pq elas tem o mesmo codigo grequiv que é branco e o maior valor é 2 por isso puxa o valor 2 na sua fórmula , se conseguir explicar melhor o que deseja alcançar , pode ficar mais fácil ajuda - lo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa tarde João!

Tens razão. Não tinha me atentado pra isso.

O resultado esperado é: Se não possuir valor na GREQUIV, retorne o CODPERIODO. Se possuir GREQUIV, então traga o período da disciplina que possui (no caso essa disciplina teria o GREQUIV igual).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...