Ir para conteúdo
  • 0

Comparativo de Variação da Demanda


Denis Bigoli
Ir para solução Solucionado por Rafa Lemos ,

Pergunta

  • Alunos

Prezados(as), bom dia.

Estou com uma dificuldade e vou tentar ser claro.

O Objetivo é analisar se houve variação na demanda do cliente de um dia/semana/mês comparado a outro dia/semana/mês.

Para isso todos os dias eu atualizo uma base em Excel e salvo com a data do dia. Então eu tenho:

  1. Data do dia em que atualizei (Data do Programa do cliente), e
  2. Datas de Demanda e faturamento do ano todo em cada arquivo.

Eu tenho as seguintes dCalendários:

  1. dCalendário Programa 1
  2. dCalendário Programa 2
  3. dCalendário

E uso as seguintes Medidas:

  1. Faturamento
  2. ACCO 2 (Demanda)
  3. Faturamento + Demanda
  4. Acumulado Faturamento + Demanda

Resumindo, postei na imagem até onde cheguei:

Comparativo.thumb.jpg.f58b29831cd677a7a59db3932ba9d572.jpg

 

Mas preciso que haja uma medida que faça o seguinte:

  •  "Acumulado Faturamento + Demanda" do Programa 1     (-) Menos    "Acumulado Faturamento + Demanda" do Programa 2
  • Mas isso de forma automática, sendo que eu escolha qualquer data do Programa 1 x Qualquer data do Programa 2 e ele me mostre o quanto variou ao longo dos meses:

image.thumb.png.3176ce559472ce768939d5dcff8b4f66.png

 

Ficou Claro ? Precisam de mais informações ?

 

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Denis, no seu modelo não é possível trabalhar com uma única DCalendario? Porque se vc irá precisar de uma única medida depois, terá no contexto da medida os dados da DCalendario única. Podendo usa-las nos seus 2 visuais de Programa 1 e 2. Para comparação de tempo, sugiro utilizar as funções de inteligência de tempo. Acredito que a SAMEPERIODLASTYEAR possa resolver isso. YTD = CALCULATE(sua medida), SAMEPERIOLASTYEAR(DCalendario(data)). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
53 minutos atrás, Rodrigo Ribeiro Campos disse:

Denis, no seu modelo não é possível trabalhar com uma única DCalendario? Porque se vc irá precisar de uma única medida depois, terá no contexto da medida os dados da DCalendario única. Podendo usa-las nos seus 2 visuais de Programa 1 e 2. Para comparação de tempo, sugiro utilizar as funções de inteligência de tempo. Acredito que a SAMEPERIODLASTYEAR possa resolver isso. YTD = CALCULATE(sua medida), SAMEPERIOLASTYEAR(DCalendario(data)). 

Olá Rodrigo, não preciso necessariamente das duas dCalendários do progrma não.

Vou tentar a solução mencionada, mas sou meio leigo no DAX, a Sameperiodlastyear eu consigo comprar Ano atual com Ano atual ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Denis, achei que seria comparação com períodos (anos) anteriores. Desculpe. Li novamente sua dúvida e vi que vc precisa comparar com mês, semana e dia. Então a função correta é a DATEADD. Com ela vc pode determinar o período anterior que será avaliado: mês, semana, dia, ano. Na função que te passei só substituir a sameperiodlastyear por dateadd. E se vc quer um percentual de crescimento, vc faz um divide entre a diferença da medida atual e a essa nova medida com dateadd, pela nova medida. DIVIDE (( atual - dateadd), dateadd).  Veja se seria isso que vc quer. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Rodrigo, obrigado pela ajuda.

Pessoal, estou adicionando aqui o Arquivo PBIX caso alguém tenha alguma ideia de como fazer essa conta que expliquei.

Na primeira aba "Comparativo Teste" está a foto do que quero comparar;

image.thumb.png.e6b8256aaaea94d0e2dae0a5f99910cd.png

 

Na segunda está um exemplo de comparativo de acumulado, é neste que preciso fazer a diferença dos acumulados de acordo com as datas que escolho:

image.thumb.png.09b1351a32b5858f52d1434257cae01c.png

 

Relatório ACCO2.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...