Ir para conteúdo
  • 0

Power Query - Transformação planilha de folha de pagamento


Sandro Vieira
Ir para solução Solucionado por Rafa Lemos ,

Pergunta

  • Alunos

Galera, tenho este aquivo, e tenho que transformá-lo no Power Query de uma forma que eu possa filtrar os somatórios por departamento, que é separado através do centro de custo que se encontra na mesma coluna do campo Descrição, esta descrição pode variar a quantidade de eventos mês a mês....

Já tentei de várias formas mas não consegui chegar ao resultado que preciso, estou anexando o arquivo para vocês analisarem.

A separação deve ser como as planilhas que estão no arquivo.

Reparem que ela inicia com a totalização de todos os eventos, que na realidade deverão "desaparecer" no power query.

Folha-02-2020.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

@Sandro Vieira bom dia!

Segue PBIX com as alterações.

Folha.pbix

Criei um parâmetro para você alterar o local da pasta onde os teus arquivos estão salvos conforme destacado na imagem abaixo:
image.thumb.png.69965483f849c684cfe655fe2cf11f9c.png
 

Além desse parâmetro, deixei uma consulta "ConsultaPlanilhas" que você consegue consultar quais planilhas estão disponíveis no Power BI.

 

A dCalendário eu não criei, mas você pode conferir no meu blog como criar no Power Query:
Tabela Calendário no Power BI – Rafa Lemos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa Noite, Sandro!

 

Inicialmente, confesso que não entendi completamente o que precisa.

Acredito que o que queira seja criar uma coluna com o nome do departamento.

Vejo duas formas basicamente de fazer:

1 - Extrair o departamento através do nome da planilha. Expandindo manualmente, você consegue manter a coluna;

2 - Criar um índice e, depois, criar uma coluna condicional departamento e coloca que se for igual ao número do índice da linha que tem o departamento, trazer esta coluna, se não, usar null. Depois é só preencher para baixo.

Não sei se sempre vai começar com 0 (zero) o departamento, se sim, nem precisaria de coluna de índice.
Se não conseguir desta forma indicada, demonstra o resultado final que precisa para que possamos te auxiliar melhor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Rafa Lemos boa tarde blz.....

O caminho realmente acredito que é este, deixa tentar explicar melhor:

a) considerar somente a planilha Folha Total, as demais deixei como exemplo de como deve ficar por departamento quando aplicar os filtros no Power BI;

b) dentro da planilha folha total existe a coluna Descrição, que esta coluna além de descrever o Evento da Folha ele tem na mesma coluna a identificação do Centro de Custo, no caso 01-Adminstração, 01 02 - Tesouraria, etc...

Minha dificuldade é como deslocar automaticamente pelo power query estes centros de custos e preencher como você fez na frente dele para filtrar depois, lembrando que esta seria do mês 02/2021, depois irá sendo acrescentado na pasta mês a mês e quero deixar as transformações automatizadas....

Outro detalhe estes eventos são variáveis, ou seja este mês podemos ter o evento 90 Cesta Básica, ou não, e também podemos ter um novo evento que ainda não foi criado, ou foi utilizado no sistema....

Acho que agora consegui explicar melhor....

Estou anexando como ela vem para mim.... 

 

@Vitor Peralva agradeço pela atenção, mas acredito que faltou eu explicar melhor..... 

Folha-02-2020.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa Tarde, Sandro!

 

Com base em sua explicação, ficou mais fácil entender o que pretende.

Acredito que o ideal é, num primeiro momento, você dar um passo atrás e verificar com o responsável pelo local onde extrai as informações se pode ter acesso as tabelas de setores e das possíveis descrições, isto facilitará o seu trabalho e tornará mais rápidas as suas atualizações.

 

Abaixo, um código M para gerar as colunas de que precisa:

 

let
    Fonte = Base,
    #"Texto Inserido Após o Delimitador" = Table.AddColumn(Fonte, "Ref", each Text.AfterDelimiter(Text.From([Column1], "pt-BR"), "REF: "), type text),
    #"Valor Substituído" = Table.ReplaceValue(#"Texto Inserido Após o Delimitador","",null,Replacer.ReplaceValue,{"Ref"}),
    #"Preenchido Abaixo" = Table.FillDown(#"Valor Substituído",{"Ref"}),
    #"Linhas Principais Removidas" = Table.Skip(#"Preenchido Abaixo",1),
    #"Coluna Condicional Adicionada" = Table.AddColumn(#"Linhas Principais Removidas", "Personalizar", each if [Column1] = null then [Column2] else null),
    #"Preenchido Abaixo1" = Table.FillDown(#"Coluna Condicional Adicionada",{"Personalizar"})
in
     #"Preenchido Abaixo1"

 

Claro que aí você pode eliminar colunas, a partir da criação de dimensões, eliminar as colunas de total, etc.
 

Espero que possa lhe ajudar a dar os primeiros passos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...