Ir para conteúdo
  • 0

Valor TOTAL com ERRO.


phillype freitas de aquino
Ir para solução Solucionado por phillype freitas de aquino ,

Pergunta

  • Alunos
LASTNONBLANKVALUE(
DATESBETWEEN(
data[id data],BLANK(),MAX(data[id data]) ),
CALCULATE(MIN('cotação'[preço cotado]), FILTER(data, ALLSELECTED(data[id data])
)
)
)

 Com essa medida, eu fiz com que os preços fosse dinâmico para poder comparar preço comprado pelo cotado ( obs: o preço cotado vem com diversos preços pois é por fornecedores, e eu quero o mínimo desses preços).  
Dai teve essa mudança:

     COMO FICOU,                                                                                                                                                   COMO ESTAVA
image.thumb.png.cbe430332000f73f460184a483f22a43.png

Mas o Total não está batendo, os preços estão certos mas quando faz a soma não da 433,18. Alguém sabe como posso deixar para que a coluna de Total Preço Cotado tenha a soma de fato?

 - tabela COMO FICOU

id data = dCalendário[data] ; preço = Compras [ preço] não resumidos ; preço minimo cotado = a medida que coloquei no começo ; quantidade = Sum(Compras[quantidade]
total preço cotado = calculate( [preço minimo cotado] * [quantidade] )
 - tabela COMO ESTAVA está sem nenhuma medida, apenas coloquei como não resumido o preço de compra e coloquei o Mín no preço cotado  

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

A soma do TOTAL está errada (por volta de 3000)
As linhas na coluna TOTAL BBB estão certas, apenas o total está errado

Preço BB dado por 

LASTNONBLANKVALUE(
DATESBETWEEN(
data[id data],
BLANK(),
MAX(data[id data]) ),
CALCULATE(
MIN('cotação'[preço cotado]),
FILTER(data, ALLSELECTED(data[id data]
       )
     )
   )
)
image.thumb.png.d4a0a1a39247f816e2983ed0cb968766.png
Nesse eu deixei filtrado no que tem menos itens pra ficar melhor a visualização, perceba que a soma não está correta
Quando eu uso SUMX(dProdutos, Preço*Litros) também da o mesmo valor, 
Agora quando eu faço SUMX(Compras, Preço*Litros) acontece o seguinte:

image.thumb.png.99d3ae4ca91cd79bd7d831ce27e87c4d.png
Acontece que não pegou calculou o total da Data 09/01/2021 por não ter COMPRAS nessa data. Porém, a soma da certo (testei com  as outras lojas e outros produtos).

Não entendo por que com SUMX(PRODUTOS) não funciona, pois esse está relacionado com ambas tabelas (COTAÇÃO E COMPRAS)

Talvez haja outro método de usar o lastdate pra que eu consiga pegar a ultima data com valor da cotação e colocar para a data de compra

Essa é a tabela de COTAÇÃO,  o que eu quero é o valor mínimo segmentado por Local, Produto e principalmente POR DATA. 

image.png.31514daa8a158137b3fc05d600942b27.png



Essa é a tabela de COTAÇÃO,  o que eu quero é o valor mínimo segmentado por Local, Produto e principalmente POR DATA. 
image.thumb.png.0352383b581bda76452045ef5e800b24.png

Essa é a tabela de COMPRAS, a tabela que quero comparar pela data/estado/preço mínimo para cada linha. Multiplicando o mínimo que eu achar pela Quantidade na data, e ao final, somando o total que eu teria se tivesse comprado pelo MÍNIMO COTADO ao invés das empresas que eu JÁ COMPREI. 
Por exemplo, nessa data 02/01/2021 eu não tenho nenhuma informação na cotação, então quero trazer o de 01/01/2021 pra comparar com a COMPRA de 02/01/2021.



 
Editado por phillype freitas de aquino
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Obs: referente a 2 imagem. Eu disse que não tinha COMPRA mas na verdade não tem COTAÇÃO.

Acredito que consiga fazer isso no POWER QUERY, fazendo repetir os valores que tem do dia 01/01/2021 para 02/01/2021 que não tem.
Caso saiba como fazer para não ter uma "lacuna" entre as datas, repetindo-as no QUERY, também pode servir.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@phillype freitas de aquino boa noite!

Estudei seu caso e imagino que a live 53 do mestre pode te ajudar.
Ele fez algo parecido com o que precisa, de "preencher" os dias em branco.
Hotmart Club - [Live #53 Mestre Power BI] Solução de Cases Reais com DAX Contexto, Forecasting, Tempo, etc

O caso que ele resolveu está a partir do minuto 25.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...