Ir para conteúdo
  • 0

Índice Dia da Semana no Ano


Davi Rodolfo
Ir para solução Solucionado por arthurOribeiro ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde comunidade,

Preciso criar um índice do dia da semana no ano, pra poder comparar com mesmo dia da semana no ano anterior.

Exemplo:

01/01/2021 é primeira sexta-feira do ano, no anterior anterior a primeira sexta-feira foi 03/01/2020

Coloquei em anexo uma planilha com um exemplo

Se alguém puder me ajudar, pfv.

Índice Dia Semana no Ano.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

@Davi Rodolfo,

Criei duas colunas no Power Query que devem atender a sua solicitação, elas basicamente são a junção da semana do ano + o dia da semana, isso gera um código que deve ajudar nas suas analises:

let
    Source = Table.FromRows(Json.Document(Binary.Decompress(Binary.FromText("XdExagNBEEXBuyg2+HXbkuyzLLr/NbyBBC7BJD8ZHl3HcWk+z7ftXB4f51znl/PbeXXenHfnj/OXOTmtGqvGqrFqrBqrxqqxaqxaq9aqtWqtWqvWqn271evnVEiFVEiFVEiFVEiFVEiFVEiFVEiFVEiFVEiFVEiFVEiFVEiFVHhOq/Zf1eMP", BinaryEncoding.Base64), Compression.Deflate)), let _t = ((type nullable text) meta [Serialized.Text = true]) in type table [Data = _t]),
    #"Changed Type" = Table.TransformColumnTypes(Source,{{"Data", type date}}),
    #"Added Custom" = Table.AddColumn(#"Changed Type", "Codigo", each Text.From(Date.WeekOfYear([Data])) & "_" & Text.From(Date.DayOfWeek([Data])), type text),
    #"Added Custom2" = Table.AddColumn(#"Added Custom", "Codigo2", each Text.From(Date.WeekOfYear([Data])) & "_" & Text.From(Date.DayOfWeekName([Data])), type text)
in
    #"Added Custom2"

Obs: Basta jogar o codigo acima no editor avançado do Power Query para ver a solução.

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
  • Solução

@Davi Rodolfo,

Estou anexando um arquivo que tem algumas formulas que devem te ajudar!

As duas medidas ("Valor LY" e "Valor LY Linha") vão funcionar a nível de contexto porém somente a "Valor LY Linha" funciona para o nível de linha (total), deixei as duas pois não sei o tamanho da sua base e a "Valor LY" pode ser mais performática.

Obs.: Precisando de ajuda pra entender a lógica só me chamar!

Solucao.pbix

Editado por arthurOribeiro
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Arthur, vê se consegue me ajudar de novo, pfv, rs.

Agora preciso trazer o Faturamento da DATA atual e do ano anterior referente ao dia da semana.

Exemplo :

Data                  |     Dia Semana no Ano  |   Faturamento      |     Mesmo  Dia Semana Ano Anterior    |    Data Ano Anterior      |   Faturamento Ano Anterior            
01/01/2021     |     1_sexta-feira              |   R$ ######         |     1_sexta-feira                                          |   ?????????                     |   ????????


Como consigo criar essa medida?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...