Ir para conteúdo
  • 0

Como fazer em um cartão de data obedecer ao contexto


Roberto Lins
Ir para solução Solucionado por Roberto Lins ,

Pergunta

  • Alunos

Olá,

Desenvolvi um relatório onde configurei um tooltip com informações de data e valores. Só que quando faço o drilldown para alterar de dia para o mês a data sempre aparece como o primeiro dia do mês. Como eu crio uma medida que possa obedecer esse contexto do drilldown do gráfico para no cartão da data apareça a data quando estiver na data, o nome do mês quando estiver no nível de mês e o ano quando estiver no nível de ano?

image.png.791c3973991c7c09d3c6ac4b99218ca3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Boa tarde, Roberto.

Tooltip.gif.3bb0cdb4b14119b3e3a6ace117649038.gif

Para chegar no resultado do gif acima, utilizei a seguinte medida:

Titulo Data = 
SWITCH(
    TRUE(),
    ISFILTERED(dCalendario[Dia]), SELECTEDVALUE(dCalendario[ID Data]),
    ISFILTERED(dCalendario[Nome do Mês]), SELECTEDVALUE(dCalendario[Nome do Mês]) & "/" & RIGHT(SELECTEDVALUE(dCalendario[Ano]),2),
    ISFILTERED(dCalendario[Ano]), FORMAT(SELECTEDVALUE(dCalendario[Ano]), "#"),
    "-"
)

O que ela faz: olhando de baixo para cima na hierarquia de datas, no contexto de dia, retorno a data visível. No contexto de nome do mês (que é o segundo campo na hierarquia de data do visual), retorno o nome do mês visível e os dois últimos caracteres do ano daquele contexto. Por fim, no contexto de ano, retorno o valor do ano visível formatado como um número inteiro.

Acredito que esta medida soluciona o seu problema.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia Roberto.

Duas coisas que talvez possam resolver o problema:

  • Alterar a ordem da hierarquia no Switch, fazer primeiro ISFILTERED(d_Calendario[Dia]), depois ISFILTERED(d_Calendario[Nome do Mês]) e por fim ISFILTERED(d_Calendario[Ano]).
  • Usar a função MAX no lugar de SELECTEDVALUE quando estiver checando o dia, algo assim:  ISFILTERED(d_Calendario[Dia]), MAX(d_Calendario[Dia])

Outra coisa que pode fazer para ir testando é criar um visual de matriz, colocar sua hierarquia de datas em linhas e essa medida de títulos como valor, veja como fica.

Matriz.png.bebb096d2eddd17315d0cf0551359919.png

Veja se com essas alterações você consegue chegar no objetivo.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Entendi, Roberto.

E a mesma hierarquia de Ano - Mês - Dia está sendo usando tanto na matriz quanto no visual de barras?

Achei um pouco estranho na matriz funcionar e no tooltip não, não consigo identificar o que pode ser.

Existe a possibilidade de compartilhar o arquivo .pbix? Pode ser com uma fonte de dados diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Fabio,

Está exatamente na mesma hierarquia da tabela de teste. Também não entendi o comportamento. Infelizmente não posso compartilhar o arquivo pbix. Fiz um outro teste utilizando as mesmas variáveis da hierarquia e tive uma pequena evolução no tooltip, agora somente o dado do mês  não está aparecendo.

image.thumb.png.826fbce70ab18c0bc9fddf3fc25ba52a.png

image.png.f43e19ccbcb5336670c4552e8f811708.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Roberto, acredito que é por conta da hierarquia de datas.

Observe que no título do seu gráfico está escrito 'Títulos a Pagar por Ano, Mês e Dia' enquanto que a fórmula DAX está olhando a coluna Nome do Mês.

Acredito que apenas trocando ISFILTERED(d_Calendario[Nome do Mês]) por ISFILTERED(d_Calendario[Mês]) na linha 6 da sua medida e trocar SELECTEDVALUE(d_Calendario[Nome do Mês]) por SELECTEDVALUE(d_Calendario[Mês]) na linha 5 já resolva o problema.

Abraços.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Fábio,

Obrigado pelo seu interesse em me ajudar!

Não deu certo, na hierarquia eu utilizo Nome do Mês e portanto quando fiz a alteração quando estou na hierarquia mês  a media passa a presentar o caractere "-" e não tem qualquer alteração no dia que continua em branco. Agora estou curioso para entender pq na tabela funciona e nesse tooltip não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...