Ir para conteúdo
  • 0

Dúvidas - Boas práticas de modelagem


Lucascouto48
Ir para solução Solucionado por Frank Figueredo ,

Pergunta

  • Alunos

Olá mestres!

 

Estou lidando com um caso onde não estou conseguindo relacionar uma tabela Fato com outras dimensões.

Tenho uma fato listando as vendas por forma de pagamento com as colunas: Data da venda, forma de pagamento, código do cupom, valor da venda, descontos e valor líquido, mas eu gostaria de relaciona-la com outras tabelas dimensões geradas por outras fatos, porém ao analisar os dados de outras tabelas (venda de produtos por exemplo) não estou encontrando uma forma de realizar este relacionamento, pois a única coluna que identifica a venda na fato "vendas por forma de pagamento" é a "código do cupom" que não está presenta nas outras tabelas emitidas pelo sistema de vendas. Acredito ser uma deficiência do sistema de vendas do meu cliente o que me levará a realizar esta análise a parte no meu dashboard.

Alguém já se deparou com situação semelhante? Poderiam me dar alguma sugestão?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Bom dia @Lucascouto48 tudo bem?

Acredito que entendi o seu ponto, porém na forma como estão as suas bases, infelizmente creio que não é possível criar essa relação.

Para fazer isso você teria de inserir de alguma forma o código do produto na tabela de vendas por forma de pagamento, ou o nome do produto.

Verifica no seu sistema se consegue analisar todos os itens presentes no cupom, e caso haja você poderia extrair os itens de lá e inserir na tabela de vendas por forma de pagamento.

 

image.png.7d60f8b4013114f6c755ea6866319429.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá! Primeiramente peço desculpas pela demora. Está corrido essa semana.

Vamos lá. Segue em anexo três tabelas de vendas como amostra dos dados.

Problema: Tenho as dimensões "dCombustivel", "dProduto" e "dFormaPagamento", mas queria relacionar a venda de um grupo de produtos por forma de pagamento, porém não consigo criar este relacionamento por falta de informação do sistema nas tabelas fatos. 

Será que tem alguma maneira?

VENDA DIARIA POR FORMA DE PAGAMENTO.xlsx VENDA DIARIA DE COMBUSTIVEL.xlsx VENDA DIARIA DE PRODUTOS.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...