Ir para conteúdo
  • 0

Função Intersept e Except


Allyson
Ir para solução Solucionado por Roseane ,

Pergunta

  • Alunos

Prezados,

Preciso de ajuda. Tenho uma análise para desenvolver e que, acredito, envolve intersect e except e a criação de variáveis. Já li e pesquisei em diversos materiais, porém cheguei ao limite e recorro a vocês. Ou talvez outra alternativa DAX para a solução.

Problema: Clientes positivados (clientes que compraram no mês ou fidelização de clientes)

1 Fidelização de Clientes: Quem, quantos e total de vendas dos clientes que compraram no período 1 (atual) em relação ao período 2 (anterior). [selecionar o período para comparação e a resposta será uma nova tabela com os clientes]. intersept + Inteligência de tempo??

2 Novos Clientes: Quem, quantos e total de vendas dos clientes que compraram no período 1 (atual), mas não comprou no período 2 (anterior).  [selecionar o período para comparação e a resposta será uma nova tabela com os clientes]. except + Inteligência de tempo??

Observações: uma única planilha contém todas as informações e para exemplificar o meu problema, anexei um arquivo para simulação.

Ficarei grato e feliz para me ajudarem. Caso ainda tenham dúvida, me coloco a disposição para informar o meu número de celular para conversarmos e expor melhor o problema.

Vendas.xlsx

Editado por Allyson
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Oi Roseane,

Ajudou bastante. Muito obrigado pela atenção. Show!!!

Porém surgiu novas dúvidas, não consigo evoluir para criar mais duas medidas. 

1) Quem são os clientes perdidos? Na medida que criei para qte de clientes, queria uma tabela que me voltasse justamente os clientes perdidos.

2) Da relação de clientes perdidos, como faço para criar a medida de receita perdida? Tipo, Cod Cliente, Nome Cliente e Receita.

 

A medida abaixo foi que criei para contar os clientes. Agora preciso criar, a partir dela, as duas novas medidas citadas acima?

Qte Cli Perdidos MesAnt = 
VAR vClientesAtuais = VALUES(fVendas[Cod Cliente])

VAR vClientesAnterior = 
    CALCULATETABLE(
            VALUES(fVendas[Cod Cliente]),PREVIOUSMONTH(dCalendario[Date]))

VAR vCLientesPerdidos = 
    EXCEPT(vClientesAnterior,vClientesAtuais)

RETURN

COUNTROWS(vCLientesPerdidos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...