Ir para conteúdo
  • 0

Problema com relacionamento de datas e filtro por período, pois as colunas relacionadas possuem dados em branco.


Karolline Souza
Ir para solução Solucionado por Frank Figueredo ,

Pergunta

  • Alunos

Prezados, estou com uma situação que o cliente quer filtrar um período para verificar horas apontadas pelos colaboradores em cada OS que eles trabalharam.

O problema é que a base de dados que tenho das ordens de serviço (abertas e encerradas) possui uma coluna que informa a data das ordens encerradas (ficando muitas células em branco devido as ordens em aberto) e outra que informa a data que os colaboradores apropriaram horas nessas ordens (também com muitas células em branco devido as ordens que ainda não estão sendo trabalhadas).

O cliente quer selecionar o período de medição para fazer o acompanhamento da produção de cada um, o problema é que eu não estou conseguindo colocar um relacionamento que não me atrapalhe em relação as ordens encerradas e as ordens em aberto.

Coloco relação com a dCalendário com data de fechamento e os valores não batem, aí coloco com o dia de apontamento e dá erro também com as ordens encerradas.

Hoje está sendo mostrando sem filtro de datas e os dados batem certinho.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução

Boa noite @Karolline Souza tudo bem?

A data padrão que está no seu relacionamento é a data de fechamento da OM, logo todas as medidas que você fizer vai ser considerando essa data.

Se você quer fazer uma soma considerando a data de Apontamento, você deve, na medida ativar o relacionamento inativo com a calendário, usando a USERELATIONSHIP.

Aqui tem uma aula do Leo explicando sobre:

https://aprendapowerbi.club.hotmart.com/lesson/v94JYayjOg/ativando-relacionamentos-inativos-com-userelationship

 

image.png.d6cc12e6e528d522352f8a7bda8d2242.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Claro, acabei esquecendo de anexar.
Obrigada pela atenção, Roseane.
Acabei descobrindo alguns itens que eu estava achando estranho e pensando que era erro no relacionamento.

Exemplo: no período vigente 21/06 a 21/07 houve apontamento em ordens encerradas em janeiro, fevereiro.. e outros meses que não estão dentro desse período e por esse motivo eles estavam aparecendo.
No filtro da data eu não coloquei a dCalendário, coloquei a data de apontamento mesmo porque preciso ver quais ordens eles apropriaram horas.

 

 

 


 

Acompanhamento OM.pbix

Editado por Karolline Souza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 11/07/2021 em 09:28, Karolline Souza disse:

Claro, acabei esquecendo de anexar.
Obrigada pela atenção, Roseane.
Acabei descobrindo alguns itens que eu estava achando estranho e pensando que era erro no relacionamento.

Exemplo: no período vigente 21/06 a 21/07 houve apontamento em ordens encerradas em janeiro, fevereiro.. e outros meses que não estão dentro desse período e por esse motivo eles estavam aparecendo.
No filtro da data eu não coloquei a dCalendário, coloquei a data de apontamento mesmo porque preciso ver quais ordens eles apropriaram horas.

 

 

 


 

Acompanhamento OM.pbix 2 MB · 1 download

@Roseane, segue anexo. Obrigada pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
52 minutos atrás, Frank Figueredo disse:

Boa noite @Karolline Souza tudo bem?

A data padrão que está no seu relacionamento é a data de fechamento da OM, logo todas as medidas que você fizer vai ser considerando essa data.

Se você quer fazer uma soma considerando a data de Apontamento, você deve, na medida ativar o relacionamento inativo com a calendário, usando a USERELATIONSHIP.

Aqui tem uma aula do Leo explicando sobre:

https://aprendapowerbi.club.hotmart.com/lesson/v94JYayjOg/ativando-relacionamentos-inativos-com-userelationship

 

image.png.d6cc12e6e528d522352f8a7bda8d2242.png

Frank, obrigada pela atenção e ajuda.
É porque a data de apontamento só vai servir se o cliente quiser verificar as atividades que o colaborador fez em um certo período.
Eu colocando dessa forma que vc sugeriu não mostra.
Exemplo: alguns no período vigente apropriaram em OMs encerradas no início do ano. Aí quando eu faço o filtro pelo período vigente elas não aparecem, acabou dando certo deixar o relacionamento dessa forma que anexei mesmo e no filtro do calendário eu coloquei a data de apontamento mesmo e não a dCalendário.
Dessa forma está mostrando realmente as OM que eles apropriaram horas.
Não sei se consegui explicar direito =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...