Ir para conteúdo
  • 0

Contexto com hierarquia em matriz


delmarmachado
Ir para solução Solucionado por delmarmachado ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde, pessoal.

Eu tenho em meu visual uma matriz, onde a mesma possui as colunas: Conta e Nível que vão de 1 à 4.

image.thumb.png.664d3e62c9620e6a398b06a479c1f922.png

No caso, apenas a minha linha (=) DESPESAS que possui tais níveis, onde sendo assim, eu gostaria que minha medida, a qual segue abaixo, só descesse o nível da hierarquia, quando se encontrasse nessa linha.

image.png.5d533c1de6d1475240346ad361557902.png

Já tentei utilizei o operador ISINSCOPE, tanto normal, quanto com NOT, mas mesmo assim, a matriz continua descendo a hierarquia em todas as linhas, ao invés de apenas na (=) DESPESAS. Alguém tem alguma ideia de como corrigir isso? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Bom dia a todos.

Efetuei uma alteração aqui no NIVEL_4 que está no visual, onde ele não traz mais o nível em branco quando não tem e sim, escreve VENDAS ou DEVOLUÇÃO. Contudo, com base na imagem abaixo, eu gostaria de descer para o nível quase apenas quando não for uma linha totalizadora. Então linhas como por ex: (=) LUCRO LÍQUIDO, não podem descer.

image.thumb.png.c4816b09eab5844682cf1784aa7d1043.png

Hoje no cálculo, a medida de valor inserida na matriz, verifica se a linha é SubTotal ou não. Assim, linhas como essa são SubTotal = 1, onde eu já tentei efetuar o tratamento com o ISINSCOPE ou NOT(ISINSCOPE), mas mesmo assim não deu certo.

image.png.27595f265bbdb6d49adff4e00a160bf6.png

Com isso, alguém sabe como posso tratar essa medida para descer ao NIVEL_4 do visual, apenas se a linha não for totalizadora?

Editado por delmarmachado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

 

@delmarmachado Entendo que a ISINSCOPE seria a melhor opção para tratar isso, mas talvez a lógica aplicada esteja incorreta. 

Vamos pegar um exemplo de Mês e Ano:

A expressão abaixo vai retornar TRUE quando estiver no contexto de Ano.

ISINSCOPE(dCalendario[Ano])

Porém se eu descer na hierarquia de Mês, ela ainda vai Retornar TRUE.

Isso ocorre porque o mês está "dentro" do Ano, então o teste lógico ainda retorna TRUE.

 

Então par validar a expressão você deveria checar o menor nível primeiro:

ISINSCOPE(dCalendario[Mes])

 

Logo quando ele está no nível de Mês vai dar TRUE, porém quando chegar no nível de ano vai dar FALSE, porque um ano não "cabe" num mês, mas o contrário acontece.

 

Agora tenta adaptar a analogia para o seu modelo, e depois diz se deu certo. 

 

Se não conseguir anexar um arquivo de exemplo, com poucos dados pra tentar te ajudar

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Frank Figueredo efetuei novamente o teste e quando coloco o ISINSCOPE para o Nivel_4, ele exibe TRUE corretamente, mas o funcionamento não é como o esperado, visto que está eliminando as linhas de SubTotal.

Desta forma, lhe enviei em anexo minha dashboard apenas com a página citada.

Dash.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa tarde @RodrigoSan.

Conforme nosso contato, acredito que o problema esteja no seguinte:

- Quando a coluna está na primeira linha: (Conta), ela traz o valor;

image.thumb.png.a6434ebdf29ad1bdb39a80df64681a2e.png

- Agora quando eu clico no sinal de + para abrir a hierarquia, este valor some e só são exibidos os valores no Nivel_4;

image.png.b4d225e5fb6135bb64fcf724fe0f7440.png

- Desta forma, como a matriz não traz itens sem dados, quando eu adiciono um NOT(ISINSCOPE) à coluna NIVEL_4, ela some da visualização.

image.png.23f8429ff4f66ccdb86eb6c54758aa60.png

- Neste caso, como isso nunca ocorreu, temos que ver uma forma de tratá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...