Ir para conteúdo
  • 0

Construir gráfico de cascata usando dados de colunas distintas


Rogerio Santos Ceryno
Ir para solução Solucionado por Frank Figueredo ,

Pergunta

  • Alunos

Olá pessoal,

Preciso de uma ajuda...
Tenho a seguinte situação abaixo nos meus dados:

Coluna 1 = Nome de peças

Coluna 2 = Custo estimado da peça

Coluna 3 = Custo real da peça

Coluna  4 = Custos adicionais da peça

 

Desta forma, preciso construir um gráfico de cascata para cada peça contida na coluna 1, mostrando no gráfico de cascata cada uma das barras das colunas 2, 3, 4 e Total.

Para filtrar por peça contida na coluna 1, posso utilizar um segmentador de dados, porém não consigo gerar as barras para cada uma das demais colunas no formato de cascata.

Agradeço quem puder ajudar.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

@Rogerio Santos Ceryno Atualizei o arquivo com uma nova forma de fazer, que usa apenas uma consulta e não duas como está na proposta anterior, entendo como sendo a melhor forma de fazer, apesar da outra também funcionar.

Segue o arquivo em anexo com as duas soluções:

 

image.thumb.png.d7c2301c11a5d73a46a3f78627d38418.png

Rogerio Santos.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Achei por bem trazer um exemplo fictício do meu problema.

Confesso que não sei como criar um gráfico de cascata com os dados estruturados conforme imagem abaixo: 

image.png.0313723eb1c66d8eee610e7677e351c5.png

Como não sei gerar um gráfico de cascata com os dados dispostos de tal maneira, estou tentando estruturá-los da seguinte forma:image.png.673c9c313ea8d2b2f4f681c5c1886e9f.png
 

Tentei criar uma tabela usando a combinação das funções UNION com SELECTEDVALUE, porém só consegui gerar uma nova tabela com as colunas Nome da Peça, Custo e Descrição do Custo. As demais colunas de Ferramenta e Descrição da Ferramenta eu não consegui incluir na mesma tabela.

Se alguém souber fazer o gráfico de cascata usando os dados da forma que eles vieram, tbm vai me ajudar mto. Eu não tenho a menor ideia, por isso estou indo por outro caminho.

 

image.png

image.png

image.png

Exemplo do problema.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 13/09/2021 em 18:17, Frank Figueredo disse:

Boa noite @Rogerio Santos Ceryno tudo bem?

Dá uma olhada se a solução atende, consegui reproduzir a forma como vc gostaria que os dados ficassem:

image.thumb.png.6d2a1d687fbe80bda9ea87f8101a5b1c.png

Rogerio Santos.pbix 26 kB · 3 downloads

Bom dia!
Isso msm, Frank!

Acho que a resposta do que eu queria, e que acredito que é o que vc tenha feito tbm, pode ser encontrada tbm na Live#10 no minuto 51 em diante.
https://play.powerbiexperience.com/curso/2-etl-extracao-transformacao-e-carga-com-power-query/1415/10488

Mto obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 16/09/2021 em 15:32, Frank Figueredo disse:

@Rogerio Santos Ceryno Atualizei o arquivo com uma nova forma de fazer, que usa apenas uma consulta e não duas como está na proposta anterior, entendo como sendo a melhor forma de fazer, apesar da outra também funcionar.

Segue o arquivo em anexo com as duas soluções:

 

image.thumb.png.d7c2301c11a5d73a46a3f78627d38418.png

Rogerio Santos.pbix 32 kB · 0 downloads

Show de bola, Frank. Agradeço mais uma vez!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...