Ir para conteúdo
  • 0

Apresentar Valor REALIZADO nos meses incorridos e ORÇAMENTO nos meses não ocorridos


Lorena
Ir para solução Solucionado por Lorena ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde, Comunidade!

 

Preciso apresentar o valor realizado nos meses que já tem resultado apurado, e nos que ainda não foram realizados o valor do Budget, a totalizar para fazer a projeção do resultado anual.

Ocorre que na linha de subtotal a medida retorna o valor do Budget ao invés do realizado. Qdo é para apresentar o BUDGET não tem problemas, só quando é do REALIZADO que acontece esse erro.

Nas medidas do Realizado e do Budget eu já fiz a utilização de ISINSCOPE, mas não sei onde estou errando.

 

image.thumb.png.3766c69cafe2859d256cc65ca1a8aad3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução

Boa tarde, @Nelson Kobayashi!

Consegui resolver o acumulado indevido do mês de JUNHO.
Minha medida 2 Sdo Anterior estava me sabotando.
Resolvi criando um nova medida adaptando-a. Com isso constituí o movimento do mês. Mantive a Medida, para efeito de comparação... 
Minha solução foi:

Pré-visualização de image.png

Agora sim, com essa e com a medida que você me sugeriu consegui entregar meu relatório.
Muito obrigada!!!

Em breve farei uma versão com dados fictícios e publicarei no Discord e no Linkedin para que posso conhecer meu projeto por completo.

 

Obrigada!!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Lorena!

Olhando assim é difícil tentar achar a origem do problema ... teria que olhar o projeto todo ... relacionamentos, medidas, a forma que foi calculado o Realizado e o Budget e a forma que se chega ao subtotal ...

Tem como mandar o arquivo PBIX , alterando os dados para valores fictícios ?

Abç.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Exatamente!

Só que tem um detalhe.... JUNHO não tem nenhum dado no modelo ainda, portanto, não deveria estar apresentando valores. Principalmente porque a RECEITA OPERACIONAL BRUTA nunca vai totalizar negativo. 

No excel fazemos assim: Um resumo do orçado e um do realizado.....

 

 

image.png

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
20 minutos atrás, Lorena disse:

Só que tem um detalhe.... JUNHO não tem nenhum dado no modelo ainda, portanto, não deveria estar apresentando valores. Principalmente porque a RECEITA OPERACIONAL BRUTA nunca vai totalizar negativo. 

@Lorena, também achei estranho que apareceu valores em junho, sendo que estava claro que você disse que os lançamentos tinha sido realizados só até maio. Mas como pode ver, é só um print da tela do arquivo que veio anexo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Lorena, eu me perdi completamente nos cálculos que chegam no valor do RESULTADO ... Não sei dizer o porquê de junho ter um valor negativo sendo que na tabela fato não tem valor algum de junho ... achei que tivesse relação com o valor acumulado, ou que estivesse puxando como saldo anterior ... mas seria só especulação porque tem de tudo um pouco misturado nas suas MEDIDAS.

Fiquei encantando com a complexidade das medidas aplicadas, acho que ficarei algumas semanas (ou meses) sentado tentando entender toda a estrutura do seu projeto.

Mas por agora vamos resolver o seu questionamento de como resolver como alternar entre o valor de RESULTADO (quanto tem resultado) e BUDGET (quando não tem resultado).

Aqui eu apliquei a Função IF, para duas condições:

SE [Resultado] > 0 , retorne [Resultado]

Caso contrário, retorne [Budget]

Veja:

image.png.9622fa1b0586ffaaca29c7a8de081fd3.png

Segue o seu arquivo com a medida aplicada no anexo.

Espero ter ajudado.

Abç.

Solucao-ResultadoeProjeodoExerccio.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia @Nelson Kobayashi!

 

Ainda não é isso. Porque, as contas de custos, despesas e etc sempre serão <0, e pela medida proposta sempre retornará o valor do Budget para os valores negativos. Isso implicará no resultado. 

Note que os valores das contas deduções, custos, despesas, etc estão apresentando o valor de Budget e não o que foi de fato realizado em cada período.

image.thumb.png.36855f92068102dd78b798bc49f25fbf.png

 

Ainda assim, obrigada pela ajuda.

Farei um outro post para te explicar a complexidade dos cálculos e do projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá, @Lorena

Desculpe, foi uma falha ter usado " >0 " no IF.

Pra corrigir isso, basta usar a função ISBLANK.

Aqui a MEDIDA diz :

Caso [Realizado] seja BLANK, traga o cálculo de [Budget]

Senão, traga o cálculo de [Realizado]

Segue o arquivo corrigido.

image.png.c785f21fd6f7f72a227b962b4dab6f24.png

 

Desculpe o erro.

Espero ter ajudado.

Solucao-ResultadoeProjeodoExerccio.pbix

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Nelson Kobayashi, a complexidade é a seguinte:

1. Tabelas Fato:

Balancete: A tabela fato Balancete apresenta o que foi realizado no período. Por se tratar de um balancete contábil, não tem o movimento do mês, mas sim o acumulado de débitos,  créditos e o saldo atual até aquele período. A coluna saldo anterior faz referência ao ANO anterior, e para a demonstração de resultado não é aplicável, visto que as receitas e despesas devem ser zeradas a cada fechamento contábil. Diante disso, precisei constituir os movimento do período, para apresentar o realizado do período. Esse mesmo tipo de cálculo também fazemos no excel. 

Budget: Arquivo excel anual. As contas são dispostas em linha e os valores mensais em colunas. 


2. Medidas:
As minhas medidas estão enumeradas, justamente para facilitar o diagnóstico. Começo pelo BALANCETE e depois faço os cálculos do Budget.

1º Saldo Atual: Consiste no somatório de débitos e créditos. Fazemos a multiplicação (-1) para que as ENTRADAS passem a ser apresentadas (+) e as saídas (-). 

image.png.1ea28025be3e1b08d8705a23be67152c.png

2º Saldo Anterior: Só fiz a busca do saldo do período imediatamente anterior. Sempre que o mês for Janeiro (1) o saldo anterior será igual a zero (0).

image.png.c460b0b9bdd8429c1c0d010aab8cfb55.png

3º Movimento do Mês: Aqui começa a morar a complexidade. Tendo em vista a máscara de apresentação dos dados REALIZADO e BUDGET foi necessário aplicar ISINSCOPE, para não repetir os dados das contas de cima abaixo do subtotal.

image.png.40e82b2624e6839430f22435b031eed0.png

4º Ajuste do contexto dos cálculos: SUMX na medida 3 Movimento.

image.png.c0e36e66e219eb62f66d9a3d76efe67b.png

5º Movimento acumulado no período: Veio a partir necessidade do cliente, em verificar o resultado do mês e o que foi realizado até o momento. 

image.png.0a5268128e900d1e4947f10367a02cfc.png

6º Realizado no ano anterior e o 7º é o acumulado no ano anterior. Para efeito de comparação.

8º Diferentemente do balancete, no budget eu já tenho os valores de movimento de cada conta para cada período. O cálculo também passa pelo ISINSCOPE tendo em vista a máscara de visualização:

image.png.855ba26d2743e8453e4c4d62793ca974.png

Essas são as medidas de Base do projeto. Como você pode ver, tem outras: 
Resultado: Utilizo para chamar a medida "x" quando o usuário quer ver o REALIZADO ou ACUMULADO do período

Realizado: Movimento do mês ou o Acumulado do Mês
Budget: Orçamento do mês ou orçamento acumulado do Mês

YoY: Comparativo do Movimento ou Acumulado do mês no ano anterior

 

O resto é tudo teste...rsrs

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, Lorena disse:

Resolveu 90%....rsrs
Agora tenho que entender porque JUNHO está retornando o cálculo acumulado, sendo que ele não existe na fato balancete!

Muito obrigada!!!

Junho era acumulado, né ? Eu estava com suspeita nisso mesmo ... cálculos acumulados às vezes tem efeitos colaterais.

Já sofri algumas vezes com isso. Preciso estudar mais para pensar em alguma solução.

Obrigado pela excelente explicação.

Abç.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Lorena disse:

Boa tarde, @Nelson Kobayashi!

Consegui resolver o acumulado indevido do mês de JUNHO.
Minha medida 2 Sdo Anterior estava me sabotando.
Resolvi criando um nova medida adaptando-a. Com isso constituí o movimento do mês. Mantive a Medida, para efeito de comparação... 
Minha solução foi:

Pré-visualização de image.png

Agora sim, com essa e com a medida que você me sugeriu consegui entregar meu relatório.
Muito obrigada!!!

Em breve farei uma versão com dados fictícios e publicarei no Discord e no Linkedin para que posso conhecer meu projeto por completo.

 

Obrigada!!!

Muito bom, @Lorena!

Parabéns! 

Esse projeto vai ficar muito bem na sua vitrine de portfólio! Preciso montar o meu portfólio também!

Boa sorte !

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...