Ir para conteúdo
  • 0

Tabela Dimensão "Clientes e Representantes"


Rafael L. Silva
Ir para solução Solucionado por Nelson Kobayashi ,

Pergunta

  • Alunos

Eu tenho informações do tipo, possuo representantes "XYZ" que estes por sua vez tem vários clientes e que realizam varias compras de diferentes produtos, como eu faço para que haja um relacionamento em que o representante consiga filtrar todos os clientes que ele atende distintamente bem como os produtos que o seu cliente comprou? Crio tabelas dimensão diferentes para clientes e representantes ou crio uma tabela em que haja informação de cliente e representante juntos? Podem me tirar essa dúvida?

image.thumb.png.942bbf709508e73188c8fd6f2d872b0f.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos

Olá @Rafael L. Silva!

Pelo seu modelo no print é difícil bater o martelo sobre que tipo de modelo de relacionamentos seria o ideal.

Faltam informações críticas necessárias levar em consideração pra essa tomada de decisão.

Que tipo de dados estão sendo analisados, as tabelas dimensão estão devidamente normalizadas, quais os dados na tabela fato, que tipo de relatórios serão apresentados, etc.

No seu print, de cara eu notei alguns pontos importantes:

- na tabela dProduto tem uma coluna ID Pedido ... isso deveria estar na tabela fato (ao menos que tenha um ID Pedido relacionado aos produtos únicos da tabela dimensão de produtos e que deva ser relacionado a outa tabela de compras ou algo assim);

- na tabela dRepresentante tem uma coluna ID Pedido ... isso também deveria estar na tabela fato (ao menos que exista um ID Pedido para os representantes);

- não foi apresentado nesse print a estrutura da(s) tabela(s) fato(s). Dependendo das colunas da tabela fato ou se houver mais de uma tabela fato (uma para compras e outra para vendas, por exemplo) ...

Cada situação mudaria bastante a estrutura de relacionamentos do projeto, veja dois exemplos:

 

Nesse modelo bem básico, similar ao que você apresentou ... observe que aqui na própria tabela fato fVendas tem uma coluna que pode ser relacionada diretamente a dCliente e outra para dRepresentante.

image.png.ff2d368a0f9f4d4922cc3280f38a615c.png

 

Já no modelo abaixo, perceba que a tabela fato fVendas não tem uma coluna de ID Representante, veja como isso muda totalmente a estrutura de relacionamentos

image.png.80a25612376d8c50ab46e0c18979509a.png

 

Acho que isso responde em parte a sua pergunta.

Reforço que existem infinitas possibilidades de relacionamentos, se houverem mais tabelas fato (vendas e compras), se a tabelas tiverem mais de uma data (Data de compra e Data de Pagamento), etc.

Se quiser mais detalhes, vai ter que postar um modelo fictício e resumido dos seus dados (dimensões e fatos) e detalhar que tipos de gráficos e tabelas você precisa apresentar.

 

Veja no vídeo abaixo o vídeo da live dessa terça que o mestre Leonardo Karspinski gravou sobre esse tema:

https://www.youtube.com/watch?v=DivFIaWsyfQ

 

Espero ter ajudado.

image.png

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos

Olá @Rafael L. Silva

Estou entendendo ... 
Realmente percebo que seu banco de dados é bem complexo, com muitos dados...
Esses problemas diversos nas colunas que você menciona são um problema porque são complexos ou são um problema porque tem erros de informação neles?
Existem diversas formas de fazer limpeza e ajustes nos dados, pelo Power Query.

Pelo tamanho e resolução do print que você postou, não consegui ler todos os títulos das colunas da tabela de fatos.
Mas olhando por alto, me parece que os relacionamentos estão quase OK.
Falta uma coisa importantíssima no seu conjunto de dados: A tabela dCalendario.
Como tem várias colunas de datas (data do pedido, data do pagamento, data do último faturamento, etc.) será imprescindível ter uma boa tabela dCalendario.

Sugiro revisar o conteúdo dessa aula:
https://aprendapowerbi.club.hotmart.com/lesson/NOwq6N9bem/live-52-mestre-power-bi-dcalendario-com-ano-fiscal-offset-e-mes-de-fechamento-personalizado

Pelos dados que você pretende extrair das tabelas, dá pra ver que terá um belo desafio pela frente e que tem mais tabelas e colunas pra incluir nessa sua base de dados.

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Combinado, @Rafael L. Silva! Vamos um passo de cada vez.

 

Mas se surgir alguma dúvida futura que não seja deste tópico de "Tabela Dimensão Clientes e Representantes", sugiro criar outro post dentro dos fórums relacionados (Power Query, Linguagem DAX, Visualização de Dados, Modelagem e Relacionamentos). 

Assim facilitará os demais colegas a localizar a sua pergunta e beneficiarem-se das discussões e respostas.

Abç.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Nelson Kobayashi eu tenho diversos problemas em diversas colunas aqui, exemplos: Dt. Pedido, Dt. Prox. Vencimento, entre outras. Note, eu não posso simplesmente ir filtrando e ir eliminando o que está incorreto pois se eu for analisar as colunas do tipo valor tem dados que seriam importantes para analisar. Estou compartilhando parte do que eu tenho aqui.

Estou querendo mostrar o seguinte, o que valor solicitado, se foi atendido ou não, o porquê não de não ser atendido, limite que o cliente tem disponível para fazer seus pedidos, datas de pedido, último faturamento, prox. vencimento, se o cliente está ativo ou bloqueado.

image.thumb.png.afad802cca328506334f4fe60ac367dd.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...