Ir para conteúdo
  • 1

Como filtrar diferentes datas? (Planejado, concluído, reprogramado)


Vitor Lima de Oliveira
Ir para solução Solucionado por Nelson Kobayashi ,

Pergunta

  • Alunos

Pessoal, preciso da ajuda de vocês com um problema que acredito estar nos relacionamentos. 

Para contextualizar, trabalho em uma área com entrega de imóveis. Temos um número de imóveis planejados a serem entregues no ano (Baseline), o número de entregas que já foram realizadas (Concluído) e as entregas que não foram entregues na data prevista e foram reprogramadas. Preciso representar em um gráfico a disposição desses imóveis ao longo do ano e, preciso filtrar de acordo com a construtora, com o projeto, com a localidade desses imóveis. 

O problema que venho enfrentando está nos filtros. Não consigo fazer com que os filtros funcionem corretamente para essas três dimensões (baseline, concluídos e reprogramados). Sempre que preciso filtrar pelo projeto, construtora ou qualquer outro a linha de baseline e reprogramados não faz o filtro corretamente.

Acredito que possa ser os relacionamentos que tinha entre as tabelas, por isso eu criei uma duas tabelas referencias para os concluídos e os reprogramados e busquei tentar fazer conexões que fizessem os filtros funcionarem. Até ajudou para baseline, mas os reprogramados nada resolve. Acredito estar ai o X da questão.

Alguém já passou por isso? Poderiam me ajudar? Deixo os prints do BI para que entendam melhor a situação. 

Anotação 2021-06-26 154654.png

Anotação 2021-06-26 154808.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

@Vitor Lima de Oliveira

Olhando atentamente a sua base de dados e os relacionamentos, a primeira grande dica é que você não precisa replicar a tabela três vezes para poder acertar os relacionamentos, mesmo porque isso gera outros problemas como lentidão de performance e os relacionamentos de um jeito ou de outro sempre vão ficar pontilhados porque são relacionamentos redundantes.

Você pode fazer tudo a partir de uma única tabela de dados e outra dimensão dCalendario, eu estruturei mais ou menos para mostrar aqui:

image.png.111435c17e96c75ea7e2798df8cd3a35.png

 

Mas aí vem a pergunta: "Como lidar com os relacionamentos inativos (pontilhados)?"

A solução é usar a função USERELATIONSHIP, veja na aula sobre esse assunto:

https://aprendapowerbi.club.hotmart.com/lesson/v94JYayjOg/ativando-relacionamentos-inativos-com-userelationship

Inclusive percebi que você evitou usar MEDIDAS em vários cálculos nos seus visuais, isso não é recomendado prefira usar Cálculos explícitos usando MEDIDAS do que Cálculos implícitos... Fica mais difícil achar erros e entender como as coisas foram calculadas.

Eu estava tentando reconstruir o seu projeto usando os relacionamentos da imagem acima e com MEDIDAS explícitas, vai levar um tempo. Assim que eu conseguir, posto aqui pra você ver.

Mas acho que você conseguirá sozinho, depois de ver como funciona o USERELATIONSHIP.

Editado por Nelson Kobayashi
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá, @Vitor Lima de Oliveira!

É difícil entender o problema do seu projeto sem uma análise mais minuciosa, teria mesmo é que dar uma olhada no seu arquivo PBIX pra entender o problema e tentar achar uma solução.

Em primeiro momento, só de olhar os prints que você mandou eu percebi algo estranho, mas é só achismo...

Não está faltando um relacionamento entre 'TabProgresso' [Progresso] e 'TabImoveis_Reprogramado' [Progresso] ?

image.png.d133a5a2668efa7f09cb84e629608a0b.png

Se não for isso, o problema poderia ser em muitos outros lugares, MEDIDAS, RELACIONAMENTOS entre tabelas, Valores nas colunas, Classificação dos Dados, a forma como os dados foram inseridos na medida... etc...

Teria que olhar detalhadamente o seu arquivo PBIX... só os prints informam muito pouco e você nem disse o que acontece no gráfico quando você clica nos filtros... se puder dar mais detalhes, seria mais fácil ajudar.

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá, @Nelson Kobayashi! Obg por responder.

Claro, pode olhar o arquivo PBIX. Como gostaria que te enviasse o arquivo? Meu palpite é o relacionamento com as datas. Se desejar, podemos conversar sobre, este projeto tem sido um desafio de muito aprendizado.

Editado por Vitor Lima de Oliveira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Nelson Kobayashi, certo. Deixo a disposição o arquivo anexo aqui. Precisei apenas excluir valores e localização por serem informações confidenciais, mas não prejudicam em nada a base. 

Como disse no post acima, tentei algumas coisas na base de dados para entender como resolver o problema. Fique a vontade para manipulá-la da forma que precisar.

Dashboard.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Nelson Kobayashi,

Na base de dados tenho 4 colunas de datas, sendo elas: 1) Data de Início, 2)Data Planejada (para entrega), 3) Data de Reprogramação e 4) Entrega Efetiva. Quando seleciono o ano 2021, por exemplo, os filtros devem filtrar os imóveis que estão Planejados, concluídos e reprogramados para esse período. Ainda, se eu filtrar o analista responsável, o filtro me retorna valores desses campos para o ano de 2021 (esse exemplo foi focado no que espero obter de gráfico principal). O desafio é filtrar essas diferentes situações (Imóveis concluídos, planejados e reprogramados) de acordo com a empresa responsável, o analista responsável, etc. Meu melhor palpite foi duplicar/referenciar a base principal de dados, de modo a criar uma tabela para os "Concluídos", outra para "Planejados" e outra para "Reprogramados" e conectar o dCalendário em cada uma delas  de acordo com a data. Até funcionou para a tabela de planejados, mas não consegui fazer que ficasse ok para os reprogramados. Quando tentei fazer a relação entre dCalendário e Reprogramados a linha de relação ficou pontilhada e, por isso acredito estar ai o X da questão.

Não sei se me fiz claro, mas fico a disposição para responder qualquer dúvida.

Editado por Vitor Lima de Oliveira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Nelson Kobayashi, conferi dos dados fazendo um filtro a partir da extração dessa base do Power BI para o Excel. Pegando o mês de junho com referência, os valores de "concluído" e "baseline" estão corretos. Entretanto, para as reprogramações os valores não batem. Pelo seu print o filtro mostra que deveriam haver 50 imóveis reprogramados, mas pela base de dados existem 77. Esse é o problema que enfrento e por conta disso acredito estar nas relações. Vou colocar anexado aqui a base de dados que extrai e estou usando para saber se os valores estão batendo ou não. 

Sobre minha suspeita das relações, talvez consigamos resolver se relacionarmos a tabela dCalendário com a tabela de Reprogramações, mas as linhas de relação não podem ser pontilhadas. O que acha? Quando fiz com a Tabela Baseline deu certo.

Base de Dados.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Vitor Lima de Oliveira, fiz alguns testes com a estrutura que sugeri com uma única tabela de dados ligada à dCalendario e usando a função USERELATIONSHIP, parece que está funcionando bem... pelo menos nos dados do gráfico de colunas e linhas... 

Filtros : Responsável = Igor Tabosa e Data = Junho/2021

Resultados:

Concluídos = 30

Baseline = 92

Reprogramados = 77

Concluídos Acumulados = 35

Baseline Acumulados = 157

Confere ?

image.png.e18600d141b4b8133100f2da1feb21b9.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Nelson Kobayashiestudei sua proposta para solução do problema e está perfeita. Atacou diretamente o problema. Você não tem ideia de como esclareceu o que preciso fazer, além das ótimas dicas que você proporcionou. Muito obrigado mesmo!

Perdão a demora na resposta durante a semana. É bem corrida minha semana e não tive tempo de parar e analisar tudo que você me proporcionou de conhecimento. Foco aos finais de semana para estudar e aplicar o BI.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...